Clorofila é a designação dada a um grupo de pigmentos fotossintéticos existente nos cloroplastos das plantas, folhas de árvores, vegetais e algas.
As moléculas da clorofila são responsáveis pela fotossíntese que, como aprendemos na escola, é um processo indispensável à vida: é através deste processo que a energia solar é introduzida nos grandes ciclos bioquímicos e o oxigénio se forma.

28 de novembro de 2013

Retratos da Floresta Portuguesa


O fotógrafo da natureza João Nunes da Silva retrata, entre outras belezas naturais, a beleza e importância das florestas do país.

11 de outubro de 2013

Árvores no Museu Nacional de Arte Antiga



E que tal ir até ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, para espreitar aqueles desenhos tão antigos sobre esses seres vivos que tanto fascinam as pessoas?

Mais info em:

7 de setembro de 2013

A árvore da Rua das Damas

Lisboa, PORTUGAL

Uma árvore de Avô

Avô, PORTUGAL
Ando a ler o "40 Histórias" do Barthelme, mas ainda não cheguei a este conto. Contudo, vi este excerto aqui e não resisti a publicá-lo.


Uma vez, o meu avô apaixonou-se por uma dríade - uma ninfa dos bosques que vive nas árvores e para quem as árvores são sagradas e que dança em volta das árvores vestida com um delicado tutu verde da cor da folhagem e que traz consigo um grande machado cintilante como prata para limpar o sebo a qualquer pessoa que execute todo e qualquer gesto hostil para o bem-estar e para a saúde mental das árvores. À época, o meu avô era madeireiro.

11 de junho de 2013

Destaque para uma curiosidade


Esta flor chama-se Psychotria Elata e é vulgarmente conhecida como "Flor-do-Beijo" ou "Flor Rolling Stones" e é fácil adivinhar porquê! As suas brácteas vermelhas fazem lembrar dois lábios carnudos, formato este para atrair polinizadores como borboletas ou Beija-Flores.
A planta, em risco de extinção, pode ser encontrada em regiões de Floresta Tropical como a Colômbia, Costa Rica, Panamá e Equador.

Mais info em:

4 de maio de 2013

Uma árvore por ali

Lisboa, PORTUGAL

Um Jardim em Passeio

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra vai estar representado em seis festivais de cinema internacionais!
Da Polónia ao Brasil, passando pela Sérvia, República Checa, Croácia e Portugal, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra vai marcar presença nos principais festivais de cinema turístico do mundo.
O primeiro festival a exibir o filme é o Filmat, na Polónia, já em Maio. O périplo continua no Verão, com a apresentação no Tourfilm Festival Zagreb, na Croácia, com data marcada para o início de Julho. Em Setembro será a Sérvia a conhecer o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra através do Silver Lake Tourfilm Festival e em Outubro, as exibições serão no Tourfilm Brazil, no Tourfilm Festival Karlovy Vary, na República Checa e em Portugal, no ART&TUR, em Barcelos.
Fica o link do video:

18 de abril de 2013

Destaque para uma notícia

Um estudo realizado nos Estados Unidos da América revelou que quando as árvores de determina zona eram afectadas por alguma doença, havia na área também um aumento da mortalidade nos seres humanos. Afinal a nossa necessidade das árvores envolve, em definitivo, a nossa sobrevivência. Ler texto aqui: http://www.theatlanticcities.com/arts-and-lifestyle/2013/01/sick-trees-make-sick-people/4450/

11 de março de 2013

Destaque para uma notícia



O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra vai ter uma das maiores colecções de orquídeas da Europa!
A colecção, composta por dez mil vasos, contém mais de mil espécies e variedades distintas de orquídeas que serão cedidas à UC por um período de 30 anos, e que vão ficar patentes no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
O protocolo de cedência terá lugar no dia 13 de Março, na Reitoria da UC, pelas 14h30.
:)